terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Não critique, aprenda.

Um completa o outro, como num quebra-cabeça. Se todas as peças fossem do mesmo tamanho, da mesma cor, juntas seriam apenas um ampliação de cada um, modelo, sem contrariedades. Mesmice. Se todos fossem iguais, nada cresceríamos no contato uns com os outros, nada teríamos a dar, nem a receber. Creio que seriamos vazios, incompletos, de tão completos, de tão cheios. 
  As diferenças geram conflitos, porque nem sempre estamos prontos para aceitar o outro como ele é, tentamos impor nossas expectativas, esperando que sejam correspondidas, mas se todas fossem, se tudo fosse perfeitamente igual, perfeitamente previsível, que graça teria ? O que nos faria esperar por um amanhã totalmente calculável ?
 Os defeitos, os erros nos engrandecem, nos levam a querer melhorar, e nesse processo crescer. Por isso não julgue, não critique os erros ou os defeitos alheios, mesmo quando diferentes dos seus. Não se orgulhe em dizer que o outro está errado, procure aproveitar a experiência para aprender, e não cometer os mesmo erros. Aprenda com os erros dos outros, pro seu próprio bem, estenda a mãe e ajude-o a concertar-los, assim gravando as soluções também em você, para que, se preciso, possa usa-las depois. Lembre-se sempre que errar é humano, mas repetir o erro, ou permanecer nele, já entra no campo da burrice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário